Caçador de Sonhos Lobo Guerreiros de Inverno
Diâmetro - 60cm
Caçador de Sonhos Lobos Guerreiros
Autora Lisa Parker
Caça Sonhos, em Inglês Dream Catcher, Filtro dos sonhos ou ainda Espanta Pesadelos é um amuleto da cultura indígena Ojibwa (ou Chippewa), cuja construção consiste em um aro revestido com tiras de couro, ao qual são atrelados vários fios formando uma teia de aranha, por vezes com contas enfiadas, onde lhe são penduradas algumas penas e/ou outros pequenos ornamentos.
Os Ojíbuas acreditam que, quando a noite cai, o ambiente enche-se de sonhos, bons e maus. Alguns destes sonhos, mesmo sendo pesadelos, podem conter uma mensagem importante do Grande Espírito para nós. É justamente para separar estes sonhos e energias más que existem os Caça Sonhos (Dream catchers) e conta a lenda que começou da seguinte forma:
Diz que antigamente haviam duas tribos em guerra. A raiva e o rancor geraram energias desarmónicas, que faziam com que as crianças tivessem pesadelos. Então a Deusa Grande Mãe Búfala desceu à terra e pediu ao Xamã da aldeia que fizesse um aro com um galho de salgueiro e no centro tecesse uma teia. Dessa forma os bons sonhos sabiam para onde ir, passando pelo furo central e aos primeiros raios de sol, as más energias se dissipavam.
A tradição manda que as os Caça Sonhos sejam pendurados sobre o berço dos bebés ou caminha das crianças. Os sonhos bons, sabendo exatamente aonde ir, conseguem passar pelo buraco central da teia, ao passo que os sonhos ruins ficam perdidos e acabam presos nos fios. Quando os primeiros raios de sol surgem, os sonhos maus desaparecem.