A Pedra do Sol é um cristal que não se forma naturalmente tal como o conhecemos, apesar de ser composto por minerais naturais. O efeito com cristais cintilantes que a compõem é produzido por monges italianos, que mantêm a sua composição em segredo. Diz a lenda que os monges e os alquimistas italianos tentaram criar uma ligação directa entre a Terra e o Céu em homenagem a Jesus. Por um acaso, a mistura começou a fluir e a cintilar como se fosse ouro. Os monges juraram guardar segredo da sua composição até à eternidade.
Existe hoje em dia outro cristal que é mais comum, também chamado pedra do sol, e cujos cristais derivam de inclusões microscópicas de hematite, que produzem o efeito cintilante.
A Pedra do Sol é um poderoso amuleto que tem a capacidade de atrair a alegria, a felicidade e a energia, pois transporta consigo a luz do sol e a sua força.
Este cristal ajuda a libertar de todas as mágoas, tristezas, cansaço e energia negativa, revitalizando todos os chacras e aumentando a energia positiva que nos envolve.
É uma pedra muito positiva para ter maior alegria de viver, encoraja o otimismo e renova o espírito.
Pelo seu brilho, este cristal foi oferecido pelos Gregos ao Rei Hélios, o Deus do Sol, porque pensavam que esta pedra protegia a Terra de todos os males e perigos.
Na Índia era apreciada porque se acreditava que servia de escudo protector contra o infortúnio.
Este cristal possui a força da luz, por isso é útil para combater a depressão e tristeza. Como é um cristal colorido e garrido, transmite alegria e enche de felicidade e amor aqueles que o trouxerem consigo. Ajuda a minorar os efeitos das depressões, diminui a tristeza e a melancolia e atrai o calor e os sentimentos amorosos.
Sob o ponto de vista físico, a Pedra do Sol é benéfica no tratamento de problemas gastro-intestinais e ajuda a limpar os rins, a bexiga e os intestinos, para além de contribuir para a perda de peso. É também muito útil para minorar as dores de coluna. Ajuda a resolver problemas de cariz sexual e a tratar doenças nos órgãos genitais.
A energia e a força emitidas por este cristal são importantes para que pessoas têm a auto-estima em baixo, pois transmite paz interior, sentido de união e comunhão, restituindo a alegria de viver.